segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A vida em Cristo

Amados jovens.

É com elevada honra que trago a superfície, uma reflexão, em torno de um tema que a nós interessa enquanto filhos de Deus, refiro-me concretamente a Vida em Cristo.

A poucos dias tive um momento de análise intersubjectiva sobre uma questão de carácter religioso, e dessa análise surgiu uma grande reflexão, que girava em torno da vida em Cristo. Essa reflexão suscitou várias interrogações retóricas, dentre as quais importa referir as seguintes: será que viver em Cristo resume-se em ser assíduo e pontual em todas as actividades de cunho religioso? Significa a mera vontade e pré-disponibilidade de discutir sobre várias questões de cunho religioso com os demais? Ou viver em cristo significa necessariamente ter o domínio da Bíblia, desde o livro de Génese até ao Apocalipse? Portanto foram várias interrogações retóricas que iam se multiplicando e me colocando numa encruzilhada sem saber qual era o caminho no qual iria trilhar.

No meio de tudo isto pude constatar que essa é uma questão que não deve ser discutida com base na sabedoria humana, porquanto por tratar-se de uma questão de carácter religioso apenas a palavra de Deus é que nos pode dar uma resposta mais acabada sobre a mesma. Porém importa frisar que essa fonte não deve ser consultada de forma desordenada, antes pelo contrário a sua consulta deve ser precedida por uma oração, e através da oração o espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26-27).

De tudo quanto foi analisado concluiu-se que:

• Viver em Cristo significa em primeiro lugar acreditar que Jesus Cristo é Filho de Deus ( Atos 8:38); o verdadeiro cristão deve em primeiro lugar acreditar de forma inabalável que Jesus Cristo é filho de Deus, e que por ele foi enviado para que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16), este é um aspecto que está relacionado a um outro conceito que em momento oportuno será abordado que é a fé (Hebreus 11:1).
• Viver em Cristo significa também, ter Jesus Cristo como a sua fonte de inspiração, ou seja, não se guiar pela sabedoria humana (que é falível), mas pela sabedoria espiritual, associada aos ensinamentos que Jesus Cristo transmitiu aos homens.
• Viver em Cristo, significa também negar o mundo e aceitar a Cristo de todo o seu coração, o verdadeiro Cristão deve renunciar a si próprio e ao mundo e fazer reinar a palavra de Deus na sua vida (Marcos 8:34); infelizmente o homem está a tornar-se a cada dia que passa mais longe da palavra de Deus pois tende sempre a agir segundo as suas íntimas convicções, deixa-se guiar por tudo quanto é perecível que o mundo lhe proporciona, e se esquece da verdadeira missão que tem para com Deus pai e seu filho Jesus Cristo; por isso meus irmãos faço uma exortação para que permaneçam firmes na palavra, não se preocupem com o que o mundo vai achar pois nós somos especiais (por levarmos uma vida espiritual), preocupem-se em ouvir e praticar a palavra, pois só assim tornar-se-ão homens prudentes( Mateus 7:24).
• Viver em Cristo, como não poderia deixar de ser, significa amar a Deus de todo o seu coração; lembre-se que quando os fariseus perguntaram, "mestre qual é o maior mandamento da lei?" Jesus Respondeu dizendo " ame o senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento"( Mateus 22:37).
• A Vida em Cristo não se pode resumir nem se circunscrever numa relação forte e inabalável com Deus e o seu filho Jesus Cristo, mas deve- se repercutir nas relações inter-subjectivas que temos no nosso quotidiano com os nossos irmãos, disso deriva a necessidade de dizer que viver em Cristo significa também amar o seu próximo como a ti mesmo ( Mateus 22:39). Este é um desafio que é colocado a todos os Cristãos, infelizmente temos visto vários irmãos que se outorgam como filhos de Deus, mas que de forma reiterada desprezam e subalternizam os co-irmãos, dai surge a grande questão que consiste em saber, será que eles levam uma vida cristã no verdadeiro sentido do termo? A resposta é negativa, pois o verdadeiro filho de Deus tem um interesse benevolente para com o próximo, independentemente de quaisquer benefícios ou vantagens que possa auferir dele. O verdadeiro cristão sabe dar valor aos que o amam, bem como aos que o odeiam; o verdadeiro Cristão é aquele que lamenta a dor do próximo e a sente como se de sua dor se tratasse.

Em suma, como se pôde observar a vida em Cristo é feita de muitos desafios, porém é importante referir que esses desafios são importantes e necessários, pois será com base neles que se irá graduar o nível de intenção e envolvimento na palavra de Deus. Nunca e jamais devemos nos deixar seduzir pelas promessas do mundo, pois elas são falsas e perecíveis, mas as promessas de Deus são verdadeiras e somente elas é que nos levarão a vida eterna. Por isso meu irmão não procure se identificar como cristão apenas com as palavras, ou com o vestuário. Mas acima de tudo seja crente em palavras e em actos. Ademais Encare os desafios da vida como mais uma oportunidade que se lhe aparece para demonstrares que não és do mundo, mas filho de Deus no verdadeiro sentido do termo.

Obrigado.
Dércio Mabunda







Um comentário: