sexta-feira, 26 de setembro de 2014

JESUS CRISTO: O MEU MELHOR AMIGO.

Amado Jovem.

Antes de tecer quaisquer considerações em torno do tema que pretendo abordar, permitam-me em primeiro lugar manifestar o meu profundo agradecimento a Deus, pela vida, eleição (Tessalonicenses 2:13), pelo seu amor, e por permitir que a cada dia que passa fortifique a minha fé.
O Homem é um ser eminentemente social, e é esta condição que faz com que ele esteja inserido numa sociedade (como não poderia deixar de ser), tenha uma família, bem como estabeleça relações de amizade com os demais; e será em torno dessas relações, que de ora avante iremos centrar a nossa atenção.
No nosso quotidiano estabelecemos relações amistosas, seja na escola, no nosso local de trabalho ou em qualquer local do convívio social, e dessas relações partilhamos (com os nossos amigos) as nossas emoções, trocamos experiências e impressões sobre varias questões da vida. No âmbito dessas relações não se pode negar que as vantagens são várias, porquanto é com os nossos amigos que descarregamos e partilhamos o peso da nossa insatisfação, que pedimos conselho na tomada de decisões, outrossim, é no ombro deles enxugamos o nosso pranto nos momentos de dor. Portanto, a amizade é uma das mais belas e prezáveis relações que o homem pode estabelecer.
A título de exemplo da mais bela e inquestionável amizade, pode-se referir a amizade de Jónatas e David, onde as Escrituras Sagradas referem que Jónatas amou David como à sua própria alma (1 Samuel 18:1). O amor que Jónatas tinha pelo David fez com que ele se opusesse ao desiderato do seu pai (Saul), pois este queria a todo custo matar David, mas Jónatas porque tinha um interesse benevolente pelo seu amigo, mesmo sabendo que era arriscado contrariar as pretensões do pai, aquele anunciou a David, que o seu progenitor o procurava para matar (1 Samuel 19:2), para que este tomasse as devidas precauções. Portanto Saul não conseguiu lograr os seus intentos, pois dentre várias razões, o seu amigo Jónatas não permitiu que assim acontecesse, pois este soube manifestar o seu amor por aquele, mesmo nos momentos difíceis (Provérbios 17:17). 
Como refere Marquês de Maricá " quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade". E não há nenhuma sobre de dúvidas que Jónatas soube justificar a sua amizade pelo David.

Contudo, não se pode de forma alguma refutar a posição, segundo a qual, a amizade tem os seus momentos frustrantes e tempestuosos, porquanto, vezes há em que aquele que sempre julgamos ser o nosso melhor amigo, com quem partilhamos a nossa história, por qualquer motivo nos vira as costas, perde sensibilidade para com a nossa vida ou demonstra um comportamento que não é habitual (Ex: torna-se invejoso, soberbo ou arrogante).
Esses são comportamentos que não nos devem surpreender, uma vez que está-se perante uma relação que se estabelece entre homens, e os homens sempre estão vulneráveis a erros.
No meio de tudo isto surgem inúmeras questões que consistem em saber: se não posso ter o homem como o meu melhor amigo, em quem posso confiar? A quem posso partilhar a minha intimidade sem que amanha seja a notícia do dia nas redes sociais? Quem é capaz de me dar os melhores conselhos nos momentos de tristeza e consternação? Em suma, em quem devo confiar e tê-lo como meu melhor amigo?
Todas essas questões cabem numa e única resposta: o seu melhor amigo é e deve ser Jesus Cristo. Essa é uma resposta que pode suscitar outra questão que consiste em saber; Como tê-lo como meu melhor amigo se não lhe posso ver, nem ter certeza de que está comigo? E a resposta para essa questão é simples amado jovem, é que tu não precisas vê-lo para teres certeza de que esta contigo, ainda que não o veja, se tu entrega-lo a sua vida, podes ter certeza meu irmão de que ele estará sempre na sua vida, onde quer que tu estejas e haja o que houver.
Com estas palavras meu irmão, não pretendo fertilizar quaisquer relações de inimizade ou um clima de desconfiança entre tu e as tuas amizades (antes pelo contrário, elas são muito importantes, Provérbios 18:24), mas apenas de sugerir um amigo que nunca irá te decepcionar, um amigo que sempre estará atento e pronto a intervir face as tuas inquietações; um amigo que sempre irá te dar os melhores conselhos nos vários desafios que a vida te impõe; um amigo que sempre irá segurar na tua mão e te levantar quando tropeçares; um amigo que nunca irá te magoar, nem ferir as suas sensibilidades, pois ele tem um interesse benevolente por ti, e esse amigo é Jesus Cristo.
Amado Jovem, Jesus Cristo sabe mais do que ninguém, quem tu és, o que tu precisas, ou seja, ele te quer bem; nesse momento meu amado o que tu tens de fazer é aceita-lo como o seu amigo e na hierarquia das amizades que tu tens, coloca-lo na posição cimeira e tu verás meu amado o quão maravilhoso é tê-lo como o seu melhor amigo; porquanto ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). De referir que a sua relação com o amigo que foi sugerido só será forte e inabalável se for sustentado pela fé (Hebreus 11:1), ele esteve, está e sempre estará pronto para te receber, pelo que cabe a si acreditar no seu poder e no amor que tem por si, não se preocupe com os erros que cometeste, o que tens a fazer é te arrependeres e com ele te reconciliares e tudo se fará novo (2 Coríntios 5:17).

Dércio Mabunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário