sexta-feira, 26 de setembro de 2014

JESUS CRISTO: O MEU MELHOR AMIGO.

Amado Jovem.

Antes de tecer quaisquer considerações em torno do tema que pretendo abordar, permitam-me em primeiro lugar manifestar o meu profundo agradecimento a Deus, pela vida, eleição (Tessalonicenses 2:13), pelo seu amor, e por permitir que a cada dia que passa fortifique a minha fé.
O Homem é um ser eminentemente social, e é esta condição que faz com que ele esteja inserido numa sociedade (como não poderia deixar de ser), tenha uma família, bem como estabeleça relações de amizade com os demais; e será em torno dessas relações, que de ora avante iremos centrar a nossa atenção.
No nosso quotidiano estabelecemos relações amistosas, seja na escola, no nosso local de trabalho ou em qualquer local do convívio social, e dessas relações partilhamos (com os nossos amigos) as nossas emoções, trocamos experiências e impressões sobre varias questões da vida. No âmbito dessas relações não se pode negar que as vantagens são várias, porquanto é com os nossos amigos que descarregamos e partilhamos o peso da nossa insatisfação, que pedimos conselho na tomada de decisões, outrossim, é no ombro deles enxugamos o nosso pranto nos momentos de dor. Portanto, a amizade é uma das mais belas e prezáveis relações que o homem pode estabelecer.
A título de exemplo da mais bela e inquestionável amizade, pode-se referir a amizade de Jónatas e David, onde as Escrituras Sagradas referem que Jónatas amou David como à sua própria alma (1 Samuel 18:1). O amor que Jónatas tinha pelo David fez com que ele se opusesse ao desiderato do seu pai (Saul), pois este queria a todo custo matar David, mas Jónatas porque tinha um interesse benevolente pelo seu amigo, mesmo sabendo que era arriscado contrariar as pretensões do pai, aquele anunciou a David, que o seu progenitor o procurava para matar (1 Samuel 19:2), para que este tomasse as devidas precauções. Portanto Saul não conseguiu lograr os seus intentos, pois dentre várias razões, o seu amigo Jónatas não permitiu que assim acontecesse, pois este soube manifestar o seu amor por aquele, mesmo nos momentos difíceis (Provérbios 17:17). 
Como refere Marquês de Maricá " quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade". E não há nenhuma sobre de dúvidas que Jónatas soube justificar a sua amizade pelo David.

Contudo, não se pode de forma alguma refutar a posição, segundo a qual, a amizade tem os seus momentos frustrantes e tempestuosos, porquanto, vezes há em que aquele que sempre julgamos ser o nosso melhor amigo, com quem partilhamos a nossa história, por qualquer motivo nos vira as costas, perde sensibilidade para com a nossa vida ou demonstra um comportamento que não é habitual (Ex: torna-se invejoso, soberbo ou arrogante).
Esses são comportamentos que não nos devem surpreender, uma vez que está-se perante uma relação que se estabelece entre homens, e os homens sempre estão vulneráveis a erros.
No meio de tudo isto surgem inúmeras questões que consistem em saber: se não posso ter o homem como o meu melhor amigo, em quem posso confiar? A quem posso partilhar a minha intimidade sem que amanha seja a notícia do dia nas redes sociais? Quem é capaz de me dar os melhores conselhos nos momentos de tristeza e consternação? Em suma, em quem devo confiar e tê-lo como meu melhor amigo?
Todas essas questões cabem numa e única resposta: o seu melhor amigo é e deve ser Jesus Cristo. Essa é uma resposta que pode suscitar outra questão que consiste em saber; Como tê-lo como meu melhor amigo se não lhe posso ver, nem ter certeza de que está comigo? E a resposta para essa questão é simples amado jovem, é que tu não precisas vê-lo para teres certeza de que esta contigo, ainda que não o veja, se tu entrega-lo a sua vida, podes ter certeza meu irmão de que ele estará sempre na sua vida, onde quer que tu estejas e haja o que houver.
Com estas palavras meu irmão, não pretendo fertilizar quaisquer relações de inimizade ou um clima de desconfiança entre tu e as tuas amizades (antes pelo contrário, elas são muito importantes, Provérbios 18:24), mas apenas de sugerir um amigo que nunca irá te decepcionar, um amigo que sempre estará atento e pronto a intervir face as tuas inquietações; um amigo que sempre irá te dar os melhores conselhos nos vários desafios que a vida te impõe; um amigo que sempre irá segurar na tua mão e te levantar quando tropeçares; um amigo que nunca irá te magoar, nem ferir as suas sensibilidades, pois ele tem um interesse benevolente por ti, e esse amigo é Jesus Cristo.
Amado Jovem, Jesus Cristo sabe mais do que ninguém, quem tu és, o que tu precisas, ou seja, ele te quer bem; nesse momento meu amado o que tu tens de fazer é aceita-lo como o seu amigo e na hierarquia das amizades que tu tens, coloca-lo na posição cimeira e tu verás meu amado o quão maravilhoso é tê-lo como o seu melhor amigo; porquanto ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). De referir que a sua relação com o amigo que foi sugerido só será forte e inabalável se for sustentado pela fé (Hebreus 11:1), ele esteve, está e sempre estará pronto para te receber, pelo que cabe a si acreditar no seu poder e no amor que tem por si, não se preocupe com os erros que cometeste, o que tens a fazer é te arrependeres e com ele te reconciliares e tudo se fará novo (2 Coríntios 5:17).

Dércio Mabunda

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reflexão em torno do Serviço divino – Domingo, 14

Saudações,

Quero antes de mais, agradecer a Deus pela sua omnipresença na minha vida e por permitir que eu esteja aqui para mais uma reflexão em torno da nossa vida espiritual. Hoje a abordagem centra-se no serviço divino que tivemos no passado domingo, dia 14 de Setembro com o nosso amado apóstolo na congregação da Machava cujo texto bíblico foi extraído do livro do João 6:27 o qual nos diz o seguinte: “Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para vida eterna, a qual o filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.”

Em tempos, estas palavras foram proferidas por Jesus Cristo quando a multidão que ele alimentou milagrosamente veio procurá-lo mais tarde, no outro lado do mar da Galiléia, pois esta multidão imaginava que ele era um Rei messiânico (líder providencial, iluminado pela graça divina para reformar a ordem vigente das coisas) que não somente os guiaria como também proveria cura instantânea e refeições para todos que o seguiam. No domingo, a palavra recaiu sobre nós e hoje pretendo através dos exemplos que o amado apóstolo deu-nos, e em poucas palavras responder o seguinte: Que tipo de comida Jesus Cristo se referia?

O primeiro exemplo dado pelo amado apóstolo foi o da tentação de Jesus Cristo no deserto onde passara 40 dias e 40 noites e durante esse tempo jejuava, meditava e orava sem cansar, quer de pé, sentado ou prostrado. Aí, muitas coisas lhe foram mostradas sobre a Sua Missão Redentora, ao que Satanás surgiu a ele na forma de um homem com uma pedra em cada mão, semelhantes a um pão. Disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, o bem-amado, podes ordenar a estas pedras que se transformem em pão (Lucas 4:3).” E Jesus respondeu-lhe: “está escrito, nem só de pão vive o homem, mas sim da Palavra de Deus” (Lucas 4:4). Então, sem nada mais acrescentar o homem afastou-se levando consigo as pedras.

Com a resposta de Jesus ao Satanás, podemos claramente perceber que não nos basta o pão que dele nos alimentamos diariamente (comida), mas sim, é necessário o pão divido, aquele que não poderemos achar em nenhuma parte do mundo que não seja a casa de Deus, aquele pão que renova a nossa fé e nos faz fortes enquanto filhos do Senhor, aquele que o nosso pai nos dá através dos seus servos. Do mesmo jeito que batalhamos dia e noite e nos sujeitamos a quaisquer situações para saciar a fome humana, devemos imprimir esforços para que possamos manter a nossa alma devidamente alimentada através da palavra.

Ainda no livro do João capitulo 6, o amado apóstolo mencionou o versículo 54 que diz: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (João 6:54).

Com esta ultima citação bíblica entram mais componentes, a carne e o sangue de Jesus Cristo, que devemos comer e beber para que sejamos possuidores da vida eterna e tenhamos o mérito de sermos ressuscitados no último dia. Agora eu pergunto, e aquele que fica em casa dedicando boa parte da sua vida em busca do pão mundano, o pão que cedo perece e que apenas satisfaz a fome em algumas horas, será que poderá ter a vida eterna e ser ressuscitado no ultimo dia?

Em fim, as escrituras nos advertem que se não comermos a carne do filho do homem, e não bebermos o seu sangue, não teremos vida em nós mesmos (João 6:53).

Obrigado.
Américo Zimba





A vida em Cristo

Amados jovens.

É com elevada honra que trago a superfície, uma reflexão, em torno de um tema que a nós interessa enquanto filhos de Deus, refiro-me concretamente a Vida em Cristo.

A poucos dias tive um momento de análise intersubjectiva sobre uma questão de carácter religioso, e dessa análise surgiu uma grande reflexão, que girava em torno da vida em Cristo. Essa reflexão suscitou várias interrogações retóricas, dentre as quais importa referir as seguintes: será que viver em Cristo resume-se em ser assíduo e pontual em todas as actividades de cunho religioso? Significa a mera vontade e pré-disponibilidade de discutir sobre várias questões de cunho religioso com os demais? Ou viver em cristo significa necessariamente ter o domínio da Bíblia, desde o livro de Génese até ao Apocalipse? Portanto foram várias interrogações retóricas que iam se multiplicando e me colocando numa encruzilhada sem saber qual era o caminho no qual iria trilhar.

No meio de tudo isto pude constatar que essa é uma questão que não deve ser discutida com base na sabedoria humana, porquanto por tratar-se de uma questão de carácter religioso apenas a palavra de Deus é que nos pode dar uma resposta mais acabada sobre a mesma. Porém importa frisar que essa fonte não deve ser consultada de forma desordenada, antes pelo contrário a sua consulta deve ser precedida por uma oração, e através da oração o espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26-27).

De tudo quanto foi analisado concluiu-se que:

• Viver em Cristo significa em primeiro lugar acreditar que Jesus Cristo é Filho de Deus ( Atos 8:38); o verdadeiro cristão deve em primeiro lugar acreditar de forma inabalável que Jesus Cristo é filho de Deus, e que por ele foi enviado para que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16), este é um aspecto que está relacionado a um outro conceito que em momento oportuno será abordado que é a fé (Hebreus 11:1).
• Viver em Cristo significa também, ter Jesus Cristo como a sua fonte de inspiração, ou seja, não se guiar pela sabedoria humana (que é falível), mas pela sabedoria espiritual, associada aos ensinamentos que Jesus Cristo transmitiu aos homens.
• Viver em Cristo, significa também negar o mundo e aceitar a Cristo de todo o seu coração, o verdadeiro Cristão deve renunciar a si próprio e ao mundo e fazer reinar a palavra de Deus na sua vida (Marcos 8:34); infelizmente o homem está a tornar-se a cada dia que passa mais longe da palavra de Deus pois tende sempre a agir segundo as suas íntimas convicções, deixa-se guiar por tudo quanto é perecível que o mundo lhe proporciona, e se esquece da verdadeira missão que tem para com Deus pai e seu filho Jesus Cristo; por isso meus irmãos faço uma exortação para que permaneçam firmes na palavra, não se preocupem com o que o mundo vai achar pois nós somos especiais (por levarmos uma vida espiritual), preocupem-se em ouvir e praticar a palavra, pois só assim tornar-se-ão homens prudentes( Mateus 7:24).
• Viver em Cristo, como não poderia deixar de ser, significa amar a Deus de todo o seu coração; lembre-se que quando os fariseus perguntaram, "mestre qual é o maior mandamento da lei?" Jesus Respondeu dizendo " ame o senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento"( Mateus 22:37).
• A Vida em Cristo não se pode resumir nem se circunscrever numa relação forte e inabalável com Deus e o seu filho Jesus Cristo, mas deve- se repercutir nas relações inter-subjectivas que temos no nosso quotidiano com os nossos irmãos, disso deriva a necessidade de dizer que viver em Cristo significa também amar o seu próximo como a ti mesmo ( Mateus 22:39). Este é um desafio que é colocado a todos os Cristãos, infelizmente temos visto vários irmãos que se outorgam como filhos de Deus, mas que de forma reiterada desprezam e subalternizam os co-irmãos, dai surge a grande questão que consiste em saber, será que eles levam uma vida cristã no verdadeiro sentido do termo? A resposta é negativa, pois o verdadeiro filho de Deus tem um interesse benevolente para com o próximo, independentemente de quaisquer benefícios ou vantagens que possa auferir dele. O verdadeiro cristão sabe dar valor aos que o amam, bem como aos que o odeiam; o verdadeiro Cristão é aquele que lamenta a dor do próximo e a sente como se de sua dor se tratasse.

Em suma, como se pôde observar a vida em Cristo é feita de muitos desafios, porém é importante referir que esses desafios são importantes e necessários, pois será com base neles que se irá graduar o nível de intenção e envolvimento na palavra de Deus. Nunca e jamais devemos nos deixar seduzir pelas promessas do mundo, pois elas são falsas e perecíveis, mas as promessas de Deus são verdadeiras e somente elas é que nos levarão a vida eterna. Por isso meu irmão não procure se identificar como cristão apenas com as palavras, ou com o vestuário. Mas acima de tudo seja crente em palavras e em actos. Ademais Encare os desafios da vida como mais uma oportunidade que se lhe aparece para demonstrares que não és do mundo, mas filho de Deus no verdadeiro sentido do termo.

Obrigado.
Dércio Mabunda







quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Visão e missão da Igreja Nova Apostólica

Olá Irmãos,
Quero inaugurar o nosso blog postando um tema bastante importante para toda comunidade nova apostólica, tema este que foi abordado nos últimos dois serviços divinos dos jovens pelo no amado Apóstolo em Malhangalene e Liberdade, respectivamente.
O mesmo trata da visão e missão da nossa igreja, e uma vez que representa os nossos valores (sonhos), ou seja, determina a forma como nos comportamos e interagimos, faz de nós apostólicos indivíduos distintos dos outros, daí a relevância de termos o seu absoluto conhecimento.
Para que possamos caminhar de mãos dadas, apresento a seguir a definição (num âmbito geral) da missão e visão.
  • Missão é tida como o detalhamento da razão de ser, ou seja, é o porquê da existência. Na missão, tem-se acentuado o que se faz.
  • Visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direccionam sua trajectória.

De realçar que varias definições estão disponíveis na internet, e a seguir passo a apresentar a missão da Igreja Nova Apostólica.

  • Visão

Uma igreja na qual as pessoas se sentem bem e orientam a sua vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo, repletos de Espírito Santo e do amor a Deus, para desta maneira se prepararem para o seu regresso e para a vida eterna.

  • Missão

Ir ter com todas as pessoas para ensinar-lhes o Evangelho de Jesus Cristo e baptizá-las com água e o Espírito Santo. Dispensar cuidados pastorais e cuidar de uma comunhão cordial em que cada um tem vivência do amor de Deus e da alegria de servir a ele e aos outros.



Em fim, convido a todos para seguirem a nossa pagina e grupo do facebook pelos links que seguem:

Muito obrigado, que Deus nos abençoe.

Américo Zimba